Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Como acontece um planejamento de marketing político?

Como acontece um planejamento de marketing político?
Como acontece um planejamento de marketing político? - Kindel Media (Pexels)

Navegue pelo conteúdo

Estar com o planejamento em dia é indispensável para ter uma campanha de marketing político de sucesso. Por isso, acreditamos que o primeiro passo para o desenvolvimento de um planejamento é contratar uma agência de marketing político. 

Com o apoio de profissionais qualificados é possível traçar metas em conjunto com quem entende do marketing e quem entende de política! Quer saber mais sobre? Siga a leitura 🙂.

O que é marketing político?

O marketing político diz respeito as ações de marketing voltadas a promoção de ideias e campanhas políticas, principalmente em períodos eleitorais. São métodos ligados a marketing físico (criação de bandeiras, folders, eventos) e digital (gestão de redes sociais, SEO, etc.).

O que é o planejamento de marketing político?

O planejamento de marketing político é uma estratégia utilizada por candidatos, partidos políticos e organizações para promover suas ideias, propostas e candidaturas durante campanhas eleitorais. Envolve a análise do cenário político, a definição de objetivos claros, a identificação do público-alvo, a criação de mensagens e a escolha dos canais de comunicação mais adequados para alcançar os eleitores.

Esse tipo de planejamento inclui diversas etapas. Como pesquisa de opinião pública para entender as necessidades e desejos dos eleitores, definição de estratégias de comunicação para transmitir a mensagem política de forma eficaz, elaboração de campanhas publicitárias em mídias tradicionais e digitais, além de ações de mobilização e engajamento do eleitorado.

O objetivo principal do planejamento de marketing político é construir uma imagem positiva do candidato ou partido, destacando suas qualidades, propostas e valores, e influenciar a opinião pública para conquistar votos e apoio para alcançar os objetivos políticos estabelecidos.

Como esse planejamento ocorre na prática?

Em primeiro lugar, define-se metas e objetivos a curto e longo prazo. Essa é a primeira etapa em que uma agência de marketing político pode estar envolvida, auxiliando na definição de quantidade de publicações em redes sociais e blogs, por exemplo. Assim como os temas a serem abordados e em qual tom de voz.

Além disso, o planejamento de marketing político também envolve a definição de um calendário de ações, a partir da análise das entrevistas realizadas, em softwares como o Google Trends e geomarketing.

Depois de todo o planejamento, há algumas boas práticas a serem seguidas: uma boa pesquisa de temas, uso das ferramentas para estar sempre atualizado, manter uma regularidade e sempre manter a mesma linguagem em todo o conteúdo produzido, seja ele online ou físico.

Compartilhe

Deixe seu comentário