Como acontece um planejamento de marketing político?

Como acontece um planejamento de marketing político?
Como acontece um planejamento de marketing político? - Kindel Media (Pexels)

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Estar com o planejamento em dia é indispensável para ter uma campanha de marketing político de sucesso. Por isso, acreditamos que o primeiro passo para o desenvolvimento de um planejamento é contratar uma agência de marketing político. 

Com o apoio de profissionais qualificados é possível traçar metas em conjunto com quem entende do marketing e quem entende de política! Quer saber mais sobre? Siga a leitura 🙂.

O que é marketing político?

O marketing político diz respeito as ações de marketing voltadas a promoção de ideias e campanhas políticas, principalmente em períodos eleitorais. São métodos ligados a marketing físico (criação de bandeiras, folders, eventos) e digital (gestão de redes sociais, SEO, etc.).

O que é o planejamento de marketing político?

O planejamento de marketing político é uma estratégia utilizada por candidatos, partidos políticos e organizações para promover suas ideias, propostas e candidaturas durante campanhas eleitorais. Envolve a análise do cenário político, a definição de objetivos claros, a identificação do público-alvo, a criação de mensagens e a escolha dos canais de comunicação mais adequados para alcançar os eleitores.

Esse tipo de planejamento inclui diversas etapas. Como pesquisa de opinião pública para entender as necessidades e desejos dos eleitores, definição de estratégias de comunicação para transmitir a mensagem política de forma eficaz, elaboração de campanhas publicitárias em mídias tradicionais e digitais, além de ações de mobilização e engajamento do eleitorado.

O objetivo principal do planejamento de marketing político é construir uma imagem positiva do candidato ou partido, destacando suas qualidades, propostas e valores, e influenciar a opinião pública para conquistar votos e apoio para alcançar os objetivos políticos estabelecidos.

Como esse planejamento ocorre na prática?

Em primeiro lugar, define-se metas e objetivos a curto e longo prazo. Essa é a primeira etapa em que uma agência de marketing político pode estar envolvida, auxiliando na definição de quantidade de publicações em redes sociais e blogs, por exemplo. Assim como os temas a serem abordados e em qual tom de voz.

Além disso, o planejamento de marketing político também envolve a definição de um calendário de ações, a partir da análise das entrevistas realizadas, em softwares como o Google Trends e geomarketing.

Depois de todo o planejamento, há algumas boas práticas a serem seguidas: uma boa pesquisa de temas, uso das ferramentas para estar sempre atualizado, manter uma regularidade e sempre manter a mesma linguagem em todo o conteúdo produzido, seja ele online ou físico.

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